História da Avenida Anhaia Mello

A avenida Anhaia Mello nasceu em 1975, durante o governo municipal de Miguel Colassuono, logo após a criação da Administração Regional da Vila Prudente (ARVP).

O nome da avenida é emprestado do professor Luíz Ignácio Romeiro de Anhaia Mello (1891-1974) que era professor de estética, composição e urbanismo da Escola Politécnica de São Paulo e foi também prefeito da cidade de São Paulo durante os anos de 1930 e 1931. Sua grande contribuição para o bairro foi a Cerâmica Vila Prudente, indústria pioneira da região, da qual foi diretor.

A história da avenida começou a partir de um empresário que se estabeleceu no bairro em 1970, João Wacovicz, que, junto com um sócio montou uma loja na avenida. Walcovicz começou como funileiro numa oficina de mecânica, funilaria e pintura, onde aprendeu praticamente tudo sobre todas as áreas relacionadas a veículos, dos pneus a lataria, do motor a área interna. Sempre perfeccionista e determinado, adquiriu bastante conhecimento e experiência para trabalhar com vendas. Começou então, a comprar alguns carros velhos, recuperava-os e vendia-os, tirando desta transação, o seu lucro, para continuar tocando seu negócio.

A avenida foi construída em cima do córrego, conhecido como "córrego da Mooca"; corta a Vila Prudente ao meio e ainda faz parte do Mini Anel-Viário. Atualmente tem uma extensão de quase 11 quilômetros e suporta um tráfego de cerca de 100 mil veículos diariamente.

Com pouco mais de 200 lojas de vendas de carros e motos, é considerada a avenida com o maior números de lojas deste ramo do país. Por isto, a avenida Anhaia Mello é o maior shopping de venda de carros a céu aberto do Brasil.

 

 

 

[voltar]